O Ovo é um alimento muito consumido, seja frito, cozido, batido, ou ainda na composição de outros alimentos como bolos, tortas  e etc. 

Durante muito tempo o ovo foi visto um “vilão”, onde se acreditava fazer mal à saúde pela quantidade de colesterol presente na gema.

Hoje em dia o ovo é considerado como um super alimento, apresentando benefícios até mesmo em patologias neurológicas, como o Alzheimer (1).

O ovo representa uma proteína de alto valor biológico e contém vários nutrientes essenciais. Na gema do ovo por exemplo estão presentes carotenoides (luteína e a zeaxantina) que auxiliam na proteção da retina (2). Além disso, é um dos poucos alimentos fonte de colina, um nutriente extremamente importante para o cérebro à melhora a memória e cognição, além de gerar benefícios para o coração, músculos e fígado (3). Também é considerado fonte de várias outras vitaminas e minerais.

Mas e o colesterol na gema?

A preocupação da grande maioria era pela quantidade de colesterol presente na gema do ovo, que poderia estar associada a doenças coronarianas e índices de colesterol elevado. No entanto, estudos comprovam que não há relação entre o consumo de ovos com doenças cardiovasculares ou elevação dos níveis de colesterol em indivíduos saudáveis (4-7). A maior parte da produção de colesterol ocorre no fígado. Essa produção depende diretamente da quantidade de colesterol presente no organismo, isto é, ocorre uma regulação/equilíbrio entre o colesterol hepático (produzido pelo fígado) e o ingerido. Portanto, quando a ingestão de colesterol é menor do que o organismo necessita, o fígado contribui para uma maior produção do mesmo, e quando sua ingestão é maior, o fígado diminui a produção endógena de colesterol (8).

Não deixe o OVO fora de seu cardápio

Podemos então considerar que o consumo regular de ovos é seguro para a saúde, sendo umexcelentealimentorico em proteína, vitaminas e minerais essenciais à saúde, além de promover praticidade e versatilidade.